Sim. Todos os nossos cursos são gratuitos. Nos orientamos pela Lei Federal 12.101/2009 que regulamenta a nossa atuação como entidade beneficente de assistência social. Na área da educação especificamente ofertamos bolsas de estudos aos candidatos que comprovam, por meio de uma avaliação socioeconômica, renda per capta familiar de 1 (um) salário mínimo e meio. Além da bolsa de estudos integral, o aluno recebe também gratuitamente o material didático, uniforme, lanche e equipamentos de proteção individual (EPI's) para frequentar os nossos laboratórios.
Renda bruta per capita familiar é a soma de todos os salários das pessoas que moram na mesma casa do candidato, dividida pelo número de pessoas dessa casa. Exemplo: em família de 5 (cinco) pessoas onde só duas pessoas trabalham (pai: R$ 1.650,00, mãe: R$ 998,00, 1 filho: desempregado, 1 filha: desempregada e um tio: desempregado). Para fazer o cálculo devo somar todos os salários brutos dos que trabalham e dividir pelo número de pessoas que moram na casa (5): 1.650,00 + 998,00 = 2.648,00 ÷ 5 = 529,60 * A renda bruta per capita desta família é 529,60 (quinhentos e vinta e nove reais e sessenta centavos).
A renda per capita familiar mensal máxima permitida para estudar na SIC-EPSA é de um salário mínimo e meio. Ou seja, se em 2019 o salário mínimo correspondia a 998,00 reais, a renda per capita familiar máxima é de 1.497,00 reais. Por exemplo, em uma família com 5 pessoas, a renda máxima deverá ser de: 5 x 1.497,00 = 7.485,00
Sim. Desde que seja um curso de educação básica (EJA ou Ensino Médio) e o outro de Qualificação Profissional ou Técnico. Para isso, o aluno precisa ter disponibilidade em dois turnos para frequentar as aulas e deverá fazer o processo de seleção para ambos os cursos pretendidos.
Os documentos exigidos são para comprovar se o candidato tem perfil socioeconômico e escolaridade mínima necessária para frequentar os cursos.
É uma avaliação feita por um profissional do serviço social para constatar se o candidato a uma vaga (bolsa integral de estudos) está em situação de vulnerabilidade social e financeira conforme prevê a Lei Federal de Filantropia (12.101/2009). A análise é feita com base na documentação entregue, eventualmente poderá ser feita por meio de uma entrevista e até mesmo por uma visita ao domicílio do candidato.
Junto da bolsa de estudos, inteiramente gratuita, o aluno também recebe todo material didático, uniforme, equipamento de proteção individual (EPIs) e lanche durante todo o curso.
Não.
Sim. A SIC-EPSA conta com uma coordenação de estágios que visita constantemente mais de 150 empresas parceiras para captar vagas e indicar candidatos com perfil adequado à demanda do mercado.
Os Cursos Técnicos são reconhecidos pelo MEC através da SEE-MG, têm duração mínima de 18 meses e conferem grau aos formandos. Nessa modalidade o candidato precisa estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Os cursos de Qualificação Profissional são de curta duração, são certificados pela própria escola e podem ter duração entre 2, 6 ou 12 meses, dependendo da área. A escolaridade mínima exigida nessa modalidade é o ensino fundamental. Saiba mais aqui: https://www.youtube.com/watch?v=f8tg4iv5jpU
Sim. São aceitos comprovantes (de renda e de endereço) somente dos últimos três meses.
Dois. Um em maio (para o segundo semestre letivo do ano) e o outro em outubro (para o primeiro semestre letivo do ano).
O aluno depois de matriculado não paga nenhuma taxa. Tudo é absolutamente gratuito.
Não. Todos os nossos alunos são bolsistas. Não temos alunos pagantes nesta Unidade.
Sim. Não há limite máximo de pessoas por família desde que atendam os requisitos de renda (questão 2) e escolaridade.
Não.
A Escola funciona nos três turnos, das 07:00 às 22:00 horas.
Não. Você deverá aguardar o resultado do processo de seleção. Caso haja vagas remanescentes será aberto um novo processo de seleção. Por isto, fique sempre atento ao site e à secretaria da Escola.
A SIC-EPSA é mantida com recursos oriundos dos colégios particulares agostinianos: Colégio Santo Agostinho nas Unidades de Belo Horizonte, Gutierrez, Contagem e Nova Lima.
Não. Todos os recursos são próprios.
Sim. Mais informações com a direção da Escola.