O Ensino Religioso como área do conhecimento objetiva refletir e compreender o fenômeno religioso em seus aspectos antropológicos, culturais, históricos e sociais à luz do modelo agostiniano de educar.
O programa está ancorado na BNCC e visa à formação de lideranças que promovam a cultura da paz e o diálogo por meio das perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e o pluralismo de ideias, a construção de seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.
São competências na formação do Ensino Religioso
• Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.
• Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
• Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.
• Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.
• Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.
• Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.
É um componente curricular com suas especificidades obrigatórias para todos os estudantes em todos os segmentos da educação básica no horário regular.
O Programa de Ensino Religioso não tem função catequética, esse papel em nossos colégios é desempenhado em outros programas conduzidos pelo Núcleo de Pastoralidade, que é responsável pela confessionalidade cristã católica e guardião maior da filosofia agostiniana em todas as unidades do Santo Agostinho.