Novo Ensino Médio: o que é?

Novo Ensino Médio: o que é?

O Novo Ensino Médio surge no cenário pedagógico brasileiro como promessa de outros horizontes para a educação básica, apontando para dimensões político-pedagógicas que trazem em seu bojo a ressignificação de pontos basilares do processo educativo, como a formação dos professores, a estrutura curricular e a metodologia.

Assim, somos convidados a fortalecer nossa convicção na construção de uma aprendizagem centrada no estudante, optando por um saber que não seja mero acúmulo de informações, mas constituído como autêntico direito de aprendizagem, auxiliando cada sujeito na mobilização de suas habilidades cognitivas e socioemocionais, capacitando os estudantes na resolução de demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

O Novo Ensino Médio da EPSA

O Novo Ensino Médio da EPSA

Mais Ensino Médio

Nessa perspectiva, nós, Escola Agostiniana, apresentamos à sociedade o nosso Novo Ensino Médio. Por meio dele, reafirmamos o compromisso com uma educação inovadora, centrada no desenvolvimento integral do ser humano e comprometida com a vida em todas as suas dimensões. A partir de práticas metodológicas que valorizem cada estudante como autor de seu processo de aprendizagem, visamos garantir o espaço da escolha como constituinte fundamental na construção de um autêntico projeto de vida.

O nosso Novo Ensino Médio possibilita percursos personalizados, favorece o protagonismo e a autonomia do estudante, mantendo a excelência acadêmica e o investimento na formação humana. Ele tem a cara da juventude e o coração dos agostinianos. Uma proposta consistente, que assegura aos estudantes percursos de excelência e que lhes possibilita fazer escolhas com autonomia e acompanhamento. Mais oportunidades com a confiabilidade de sempre.

Monitoria 

O Mais Ensino Médio da EPSA prevê a oferta de monitorias vinculadas aos componentes curriculares em que um grupo significativo de estudantes apresentar dificuldades na aprendizagem.

Os monitores serão orientados, acompanhados e supervisionados pelos professores que forem responsáveis por ministrar os componentes curriculares. Eles auxiliarão os estudantes ao longo do seu aprendizado, esclarecendo dúvidas e desempenhando as atividades previstas no plano de trabalho.

As monitorias serão ofertadas no contraturno, em dias e horários predeterminados.

DIFERENCIAIS DO MAIS ENSINO MÉDIO

Escolhas

Trabalhamos o autoconhecimento e a autonomia de nossos estudantes, para que, durante o percurso do Ensino Médio, sejam capazes de fazer escolhas mais assertivas, considerando suas intenções e potencialidades.

Oportunidades

Uma proposta consistente, que assegura aos estudantes percursos de excelência e que lhes possibilita fazer escolhas com autonomia e acompanhamento. Mais oportunidades com a confiabilidade de sempre.

Aprofundamento

Criamos condições para que os jovens invistam em conhecimentos convergentes com seus anseios e afinidades, desenvolvendo, de forma mais efetiva, os potenciais de cada estudante.

Práticas

Estreitamos a relação entre teoria e prática a partir de propostas metodológicas que privilegiam a análise, resolução e aplicação em situações reais, desenvolvendo, assim, competências que possibilitam aos estudantes mobilizarem seus conhecimentos para atuar na sociedade.

Autonomia

Estabelecemos uma relação de mediação da aprendizagem com o estudante, estimulando-o a desenvolver sua autonomia, colocando-se como protagonista de seu processo de construção de conhecimento e responsabilizando-se por suas escolhas, erros e acertos.

Inovação

Metodologias inovadoras capazes de desenvolver nos estudantes competências necessárias ao enfrentamento dos desafios contemporâneos, sendo capazes de mobilizar saberes técnicos e emocionais para lidar com a diversidade e instabilidade.

Projeto de vida

Reunimos no “Programa de Ensino – Projetos de Vida Agostiniano” elementos e metodologias da nossa tradição, capazes de responder com diferencial estratégico, criatividade e inovação aos anseios contemporâneos que exigem uma ‘alfabetização de futuros’ e construção de Projetos de vida que impactem e construam uma ‘nova Cidade’.

Elementos que estão profundamente presentes na trajetória de Santo Agostinho e que oferecem um caminho para que os nossos adolescentes e jovens se conheçam e construam um caminho para serem felizes. Uma educação para a interioridade, a vida em comunidade e o serviço à humanidade.

Os Projetos de Vida Agostinianos atuam no desenvolvimento de três dimensões da existência humana.

Projeto de vida

Dimensão Pessoal

1

Relacionada aos processos de construção das identidades e ao desenvolvimento do autoconhecimento, do autoconceito e da autoestima. É no trabalho com a dimensão pessoal que os estudantes aprofundam seus questionamentos sobre quem são, como querem viver, quais são seus desejos, gostos e habilidades.

Dimensão Social

2

Diz respeito às interações que o sujeito estabelece com as outras pessoas e com o contexto em que vive (sua família e sua comunidade, por exemplo), na perspectiva do bem comum, da corresponsabilidade e do engajamento transformador com o meio. É na dimensão social que se revela o cuidado com a vida coletiva e com causas presentes e futuras.

Dimensão Profissional

3

Refere-se à construção de um olhar complexo sobre os aspectos que envolvem o mundo do trabalho, como: o que é ser profissional na contemporaneidade; os vários campos de atuação profissional; os dilemas que envolvem o mercado de trabalho; as relações éticas e interpessoais no contexto profissional.

Conheça as Eletivas

Eletivas são unidades curriculares de livre escolha dos estudantes, com duração de um semestre cada, que lhes possibilitam experimentar diferentes temas, vivências e aprendizagens, de maneira a diversificar e enriquecer o seu Itinerário Formativo. Conheça as eletivas da EPSA:

AMBIENTE-SE: escolhas de hoje para viver o amanhã

A formação em Educação Ambiental é uma preparação para a ação transformadora no mundo. Esse componente curricular contribuirá para a identificação dos graves problemas relacionados aos modos de vida dominantes e a construção de possíveis soluções necessárias para que a vida na Terra, incluindo a sobrevivência da humanidade, seja protegida.

As Ciências Humanas por trás dos Games

Propõe o estudo de temas da área de Ciências Humanas de forma lúdica e digital, através da perspectiva dos jogos eletrônicos. O estudante vai conhecer e analisar problemas de caráter histórico, social e filosófico e será provocado a propor soluções para eles por meio da pesquisa e da prática dos jogos eletrônicos.

Biotecnologia e suas aplicações no século XXI

Várias áreas científicas no campo da Biologia evoluíram de forma significativa. Esse componente curricular propõe o estudo das principais técnicas envolvidas na manufatura de produtos biológicos (biologia molecular, microbiologia industrial e engenharia bioquímica). Além de um conjunto representativo de bioprodutos e bioprocessos das áreas: Biotecnologias “Branca”, “Verde” e “Vermelha”. O aluno poderá conhecer e refletir sobre a grande revolução tecnológica no campo da biologia, suas inovações e avanços, com foco na área da saúde, produção de alimentos e, sobretudo, no meio ambiente.

Clube de Astronomia

A Astronomia é uma ciência que desperta o interesse de vários estudantes do Ensino Médio e sua história se confunde com a história da Física, da Ciência e do Homem. Esse componente curricular abordará temas relacionados ao sistema solar, estrelas, galáxias e a teoria do Big Bang. O aluno poderá compreender a ciência da astronomia, analisar fenômenos astronômicos do nosso cotidiano e discutir teorias cosmológicas.

Clube de Xadrez

Sob a ótica cultural, matemática e cognitiva, esse componente curricular pretende utilizar o xadrez como instrumento interdisciplinar para contribuir no processo de aprendizado e elaboração do conhecimento (abstração, memorização, raciocínio lógico e dedução).

Educação Financeira

O estudante terá a oportunidade de aprender a se organizar financeiramente para ter mais qualidade de vida e alcançar os seus objetivos. Os principais temas relacionados ao assunto serão trabalhados: finanças pessoais; planejamento financeiro pessoal e familiar; reorganização financeira; endividamento; comportamento financeiro; uso de crédito; tipos de investimentos; aposentadoria.

Em busca da felicidade: lições filosóficas para o “bem-viver”

Propõe uma reflexão sobre o problema da realização humana ao longo da história da humanidade através de situações-problemas, casos e dilemas da existência, bem como discutir sobre o que é e como pode ser alcançada a felicidade, à luz de alguns filósofos, contribuindo para que o estudante amplie seu repertório conceitual e desenvolva as habilidades necessárias para agir de forma ética e assertiva, desfrutando de momentos de felicidade.

Energia Nuclear e Radioatividade - Estudo de caso: Chernobyl

Propõe o estudo de temas relacionados à radioatividade (produção de energia; bomba nuclear; radioterapia; usos na medicina; problemas causados à exposição prolongada; tipos de radiação; evolução do pensamento científico ao longo dos anos), através de uma abordagem diferenciada e do estudo sobre o acidente em Chernobyl.

GeoArte/ArteGeo

Visa a uma compreensão mais ampla sobre a geopolítica mundial contemporânea, através de ferramentas lúdicas como: músicas; jogos; mapas temáticos; debate conceitual. O estudante será estimulado a refletir sobre as relações entre Estado e Território, assim como analisar conflitos da geopolítica das nações.

Justiça para todos e todas: noções de Direito no Ensino Médio

Propõe o estudo do conjunto de normas que se dirigem a toda a sociedade. O estudante será estimulado a conhecer e exercer direitos e deveres, além de atuar no mundo de forma consciente, contribuindo para a sua transformação em prol do bem comum.

Pra Todo Dia

Propõe criar diálogos que possam contribuir e fortalecer a identidade, integração, comunicação, pesquisa e cidadania dos estudantes, de modo que eles sejam provocados, por meio de experiências conectadas à realidade, a debater, interpretar e construir relações conscientes para o desenvolvimento pessoal, social e cultural. O aluno poderá compreender a importância do diálogo para o conhecimento, humanização, transformação de atitudes, a busca pela verdade e por posturas mais harmônicas em relação ao meio ambiente.

Projetando invenções

As habilidades de identificar problemas e propor soluções são muito valorizadas em nossa sociedade e principalmente no mundo do trabalho. Esse componente curricular pretende contribuir para que essas habilidades sejam desenvolvidas, através da metodologia de projetos e do design thinking. O aluno poderá conhecer fundamentos básicos de planejamento e desenvolvimento de projetos, identificar problemas e propor soluções.

Química dos Alimentos

Propõe estudar, discutir e aprofundar conhecimentos sobre alimentos e necessidades nutricionais do indivíduo: carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e suas principais funções no organismo e nos alimentos in natura e processados; bebidas fermentadas e destiladas: seus componentes químicos e nutritivos; substitutos de carboidratos e lipídios; aditivos; conservantes; embalagens; gastronomia; alimento e cultura; contribuindo para que o estudante compreenda a importância da realização de uma dieta balanceada.

Vida & Carreira Jovem

Esse componente curricular pretende contribuir para que o estudante amplie o conhecimento de si mesmo e consiga planejar a sua carreira. Para tal, várias temáticas serão trabalhadas: autoconhecimento; planejamento; escolha profissional; trabalho social; elaboração de currículo; entrevista de emprego.

Núcleo de estudos

Núcleo de estudos

No Núcleo de Estudos, o estudante terá experiências de construção do conhecimento a partir da sua área de interesse. Nesse sentido, ele é o elemento central de mudança para o Novo Ensino Médio, uma vez que possibilita a escolha e rompe com o recorte disciplinar, ampliando a complexidade dos saberes construídos a partir de diversos referenciais.

Nele, os eixos estruturantes ganham destaque, já que visam criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea, promovendo a sua formação pessoal, profissional e cidadã, buscando envolvê-los em situações de aprendizagem que lhes permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros.

Considerando a centralidade da relação estudante/conhecimento, optamos pelo desenvolvimento dessa unidade curricular no formato híbrido. Assim, por meio da mediação docente, o estudante aprenderá a buscar, acessar e refletir de forma autônoma, bem como a partilhar, discutir e construir de forma coletiva.

O Núcleo de Estudos terá duração anual. Espera-se que essa experiência de escolha do estudante possibilite o desenvolvimento da autonomia, levando em conta as possibilidades de frustração durante o processo.

Matemática

Construções Sustentáveis e Inteligentes

O projeto visa fomentar ações eficientes e econômicas ao mesmo tempo, no que tange à preocupação e equilíbrio com o meio ambiente, quais sejam: promover projetos sustentáveis em todos os níveis, inovar processos construtivos de modo geral, reduzir e tornar a energia sustentável (ex.: energia solar, bioconcreto, tijolos ecológicos, bloco de adobe, argamassa de argila, telhado verde, isolamento ecológico, tinta ecológica, containers e lâmpadas LED); desenvolver sistema de capacitação de água pluvial; operacionalizar madeira de demolição ou recuperada de bambu, bem como trabalhar na construção de hortas ecológicas.

Linguagens e suas Tecnologias

Análise do Discurso das Mídias: ideologia, silenciamento e fake news

O discurso é uma prática social, um modo de estabelecer relação com o outro e com o mundo. Considerando o contexto atual, dominado pelas discursividades tecnológicas e midiáticas, o projeto propõe pensar sobre o papel discursivo das mídias e visa a uma reflexão sobre as discursividades que perpassam o universo midiático: ideologia, silenciamento e fake news, considerando questões sociais, educacionais e políticas.

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Diferentes olhares sobre a cidade e a política na transformAÇÃO

O Projeto contribuirá para que o estudante construa e mobilize conhecimentos para participar do debate público de forma consciente e qualificada, respeitando diferentes posições, com vistas a possibilitar escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Ciências da Natureza

SustEPSAbilidade

O problema socioambiental e a questão da sustentabilidade, a partir das relações sociais abordadas pelas Ciências da Natureza sobre o desenvolvimento e meio ambiente, postulam uma mudança de paradigma que tem como base de sustentação uma racionalidade alternativa aos grandes conflitos da sociedade e problematização de questões ambientais como: mudanças climáticas e biodiversidade; ética e cidadania; desenvolvimento sustentável; processos produtivos e sustentabilidade; aspectos legais da sustentabilidade; indicadores de sustentabilidade; projetos sustentáveis.

Perguntas Frequentes

Reunimos aqui as principais respostas às dúvidas que possam surgir sobre o Novo Ensino Médio. Caso não encontre o que você procura, basta entrar em contato conosco que teremos prazer em ajudar e responder.

O Novo Ensino Médio define uma nova organização curricular, mais flexível, que prevê a ampliação gradativa da carga horária e contempla uma parte comum, Formação Geral Básica, e uma parte diversificada, Itinerários Formativos.

A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade, o que inclui como proposta obrigatória a construção de um Projeto de Vida nessa fase escolar.

De acordo com o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio (Portaria Ministerial 521, de 13/07/2021) as alterações curriculares previstas para este segmento de ensino devem ser implementadas a partir do ano de 2022. Assim, o Novo Ensino Médio já será cursado pelas turmas que ingressarem nessa etapa da educação básica em fevereiro de 2022.

Sim. Todas as escolas devem implementar o Novo Ensino Médio de acordo com as normas previstas na Lei Nº 13.415, assim como nos demais documentos legais publicados posteriormente, em âmbito nacional e estadual.

Não. No Novo Ensino Médio, todos os componentes curriculares que oferecemos hoje continuam sendo obrigatórios. A diferença é que agora, de acordo com a legislação, apenas Língua Portuguesa e Matemática são obrigatórias em todas as séries, ficando cada escola responsável por definir em que momentos os demais componentes serão contemplados.

Sim. Em relação à carga horária total, de acordo com a Lei que regulamenta o Novo Ensino Médio, devemos oferecer 3.000hs ao longo do Ensino Médio, sendo, no mínimo 1000hs por série, a partir de 2022. Na EPSA, já praticamos uma carga horária acima do exigido legalmente. Contudo, para ampliar as possibilidades de nossos estudantes na parte diversificada do currículo aumentamos a carga horária de cada série.

O Novo Ensino Médio é organizado em duas partes: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos. A FGB é a parte comum do currículo, composta pelos componentes curriculares que já ofertamos hoje e que, obrigatoriamente, deverão ser cursados por todos os estudantes do Ensino Médio. Nos Itinerários Formativos temos uma parte obrigatória e uma parte que pode ser escolhida.

Na parte obrigatória estão o Projeto de Vida e os Fundamentos Obrigatórios. Já na parte que o estudante pode escolher teremos Núcleos de Estudos organizados por áreas do conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza ou Matemática), e as eletivas.

O Novo Ensino Médio deverá ser implementado de forma gradativa, aplicando-se à 1ª série em 2022, à 2ª série em 2023 e à 3ª série em 2024.

Considerando que o currículo representa um percurso de produção de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, é importante que os estudantes que já estejam cursando o Ensino Médio deem continuidade ao currículo em andamento, evitando lacunas em seu processo de aprendizagem. Além disso, como estamos lidando com uma nova regulamentação, a implementação gradativa nos permitirá avaliar os novos processos, planejar de forma mais assertiva os próximos passos e corrigir possíveis problemas.

No Novo Ensino Médio, nosso estudante poderá tornar o seu percurso escolar mais próximo de suas afinidades e desejos. Diante da possibilidade de fazer escolhas na parte diversificada do currículo, nossos estudantes terão um processo mais autônomo e responsável.

A busca pelo reconhecimento de suas afinidades e desejos no Ensino Médio poderá qualificar as escolhas futuras de nossos estudantes, bem como prepará-los melhor para os desafios acadêmicos e profissionais da área escolhida. Cabe ressaltar também como vantagem no Novo Ensino Médio a orientação que os estudantes receberão para a construção de seus Projetos de Vida, entendendo suas dimensões pessoais, sociais e profissionais, ampliando a compreensão de sua existência e propósito.

Entendemos que as escolhas dos estudantes deverão ser gradativas ao longo do Ensino Médio, de forma que os processos experimentados por eles lhes deem mais segurança. Nesse sentido, construímos uma proposta para a 1ª série que visa dar elementos e parâmetros para que os estudantes possam ter mais possibilidades de escolhas na 2ª série. Assim, em 2022, os estudantes contarão com um trabalho cuidadoso na disciplina de Projetos de Vida para auxiliá-los nas escolhas futuras.

Todas as escolas de Ensino Médio deverão, a partir de 2022, ofertar um currículo com FGB e Itinerários Formativos. Valendo-se da experiência, da competência dos profissionais e dos valores institucionais da EPSA, elaboramos uma proposta diferenciada que dará aos nossos estudantes mais possibilidades de escolhas e percursos formativos. Isso porque ofereceremos Itinerários Formativos nas quatro áreas do conhecimento, além de grande diversidade de eletivas. Também diferenciamos nosso Ensino Médio com uma proposta atrelada aos valores agostinianos (a interioridade, a solidariedade e a vida em comunidade) que apoiam todas as nossas propostas e ganham destaque no Projetos de Vida Agostiniano.

Os Itinerários Formativos correspondem à parte diversificada do currículo do Ensino Médio. Assim, é por meio deles que cada estudante poderá construir um percurso de formação de acordo com seu interesse. Cada itinerário é formado por unidades curriculares com tempos predefinidos. Quando o estudante escolhe um itinerário, ele se associa às unidades curriculares que fazem parte desse percurso.

Sim. No Novo Ensino Médio contaremos com a disciplina de Projetos de Vida que auxiliará os estudantes no desenvolvimento de parâmetros e métodos para efetuarem suas escolhas. Além disso, nossos estudantes contam com o apoio da Supervisão Pedagógica que os acompanharão e orientarão nesse processo.

A Matriz Curricular criada para o Novo Ensino Médio da EPSA é composta por uma parte comum, Formação Geral Básica, e outra diversificada, Itinerários Formativos. A Formação Geral Básica compreende um conjunto de competências e habilidades das áreas de conhecimento previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que aprofundam e consolidam as aprendizagens essenciais do Ensino Fundamental, a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre soluções para eles.

Os Itinerários Formativos compreendem um conjunto de unidades curriculares que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos, em uma ou mais Áreas do Conhecimento e/ou Formação Técnica Profissional, e se preparar para o prosseguimento de estudos ou para o mundo do trabalho de forma a contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade.

Sim. Os Núcleos de Estudos e algumas Eletivas poderão ser desenvolvidos no formato híbrido. Algumas atividades serão realizadas presencialmente e outras, de forma não presencial. Durante as aulas presenciais, o professor irá desempenhar o papel de mediador e propor atividades que possibilitem aos estudantes serem protagonistas em seu processo de aprendizagem.

O processo de matrícula do estudante no Itinerário Formativo ocorrerá na 2ª quinzena do mês de fevereiro. O estudante deverá comunicar à Supervisão Pedagógica a área do conhecimento em que deseja aprofundar os estudos durante o ano letivo.

Na segunda quinzena de cada semestre letivo, o estudante deverá se inscrever, através de formulário próprio, na data prevista, em três opções de Eletivas de sua preferência. O estudante será matriculado, prioritariamente, na primeira opção de Eletiva escolhida por ele. Caso não haja vaga para a primeira opção escolhida pelo estudante, ele será matriculado na segunda ou terceira opção. A Instituição reserva-se o direito de não ofertar determinadas Eletivas, caso elas não tenham a quantidade mínima de inscritos.

Não. Uma vez matriculado em determinado Núcleo de Estudos e/ou Eletiva, o estudante deverá cursá-lo durante todo o período letivo.