Notícias

4 de setembro de 2020

Mostra EPSA 2020

A Mostra EPSA teve, neste ano, a sua terceira edição. Ela aconteceu de um modo diferente, mas, como sempre, com muitos projetos interessantes desenvolvidos pelos alunos.

A Mostra teve o objetivo de apresentar o resultado dos trabalhos que os estudantes realizaram por meio do desenvolvimento de projetos. Para tal, eles articularam conhecimentos prévios, habilidades técnicas dos cursos específicos e metodologias de Gestão de Projetos.

Os estudantes desenvolveram e utilizaram suas competências de pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; argumentação, trabalho em equipe e projeto de vida. Mesmo em meio a uma pandemia de escala global, demonstraram garra, perseverança, resiliência e muita criatividade. As apresentações e parte do desenvolvimentos dos projetos aconteceram online (alguns projetos tiveram início antes da pandemia).

Para isso, os alunos desenvolveram também, habilidades e competências relacionadas ao letramento digital, para que fosse possível uma apresentação no ciberespaço. Além disso, puderam demonstrar todo aprendizado adquirido que foram fundamentados em:

• Incentivar o empreendedorismo;
• Desenvolver habilidades ligadas ao desenvolvimento de produtos e artefatos do mundo do mercado;
• Construir artefatos, protótipos e produtos com a finalidade de prover o suporte aos jovens para que reconhecessem suas potencialidades e vocações, perspectivas e possibilidades; construíssem aspirações e metas de formação e inserção profissional presentes e/ou futuras, e desenvolvessem uma postura empreendedora, ética e responsável para transitar no mundo do trabalho e na sociedade em geral
• Identificar problemas reais e dores da sociedade, relacionados às áreas dos Cursos Técnicos, desenvolvendo um produto tecnológico e inovador.
• Aprender e executar as diferentes etapas de um projeto tecnológico e inovador;
• Divulgar e apresentar os projetos tecnológicos e inovadores para públicos variados, utilizando diferentes metodologias e recursos;

O aluno Marcilon Miranda, técnico em Manutenção Automotiva, juntamente com o seu grupo, desenvolveu uma bicicleta elétrica, que pode ser compartilhada por pessoas que enfrentam problemas de locomoção. Marcilon avalia: “Participar da Mostra EPSA foi muito importante para o nosso currículo. Mesmo diante do cenário da pandemia, conseguimos concluir nossos projetos com sucesso e apresentar pra nossos colegas e uma banca avaliadora. Foi muito gratificante aprender sobre desenvolvimento de projetos e colocar em prática todo o conhecimento adquirido”.

Já o aluno Clayton Corrêa, Técnico em Informática, ressalta: “A Mostra EPSA foi o momento de colocar em prática tudo aquilo que os professores ensinaram, trazendo o desafio de trabalhar em equipe e se organizar, criando projetos que vão além da sala de aula.”

 

 

Compartilhar


Últimas notícias